Sobre o Gripes

A proposta do GRIPES consiste em problematizar o trabalho do/a assistente social nas políticas sociais, especialmente, na área da saúde.

Articula suas linhas de pesquisa, por meio de projetos que as integrem e garantam a realização de discussões em núcleos de estudos e eventos acadêmico-científicos, bem como, a construção de ações de extensão, assessoria e consultoria.

Desta forma, objetiva-se gerar as seguintes repercussões: realização de estudos e pesquisas; envolvimento de discentes de graduação e pós – graduação em atividades científicas; envolvimento e participação de profissionais de Serviço Social e áreas afins nos núcleos de estudos, em projetos de pesquisa e atividades de extensão; e socialização dos conhecimentos produzidos.

Aspectos Históricos

Profª Denise Juncá e profº Carlos Moraes, 2004

Formado em 2004

O Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde (Gripes) foi formado em 2004 sob liderança da professora Dra. Denise Chrysóstomo de Moura Juncá, em decorrência do interesse de alguns/as docentes da Universidade Federal Fluminense – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, em construir problematizações relativas à temática “cotidiano e saúde”, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e histórico-crítica, a partir das seguintes linhas de pesquisa: Cotidiano, Saúde e Cidadania; Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida; Política de Saúde e Humanização; Cotidiano e Prática Social.

Curso de extensão Gripes – Cress/Seccional de Campos para assistentes sociais da Fundação Municipal de Saúde, 2019

Novas Linhas de Pesquisa

Desde a sua criação, o Gripes já coordenou e/ou participou de vários projetos de pesquisa, organizou palestras e cursos de pequena duração, realizou assessorias e consultorias, bem como apresentou trabalhos em eventos científicos e publicou artigos, livros, capítulos de livros, coletâneas, dentre outros.

Em 2016, com a aposentadoria da Professora Dra. Denise Juncá, o Prof. Dr. Carlos Antonio de Souza Moraes assumiu a liderança do Grupo, avaliando com o conjunto dos participantes as linhas de pesquisa e os interesses dos pesquisadores. Desta forma, o grupo passou por algumas reformulações adotando novas linhas de pesquisa, tais como: Serviço Social, formação e trabalho profissional; Serviço Social, trabalho e política social; Serviço Social e trabalho profissional na política de saúde.

Reunião virtual Gripes – 2021

O Gripes Hoje

Atualmente, a proposta do Grupo consiste em problematizar o trabalho do/a assistente social nas políticas sociais, especialmente, na área da saúde.

Compreende a indissociabilidade entre o debate do trabalho com o debate da formação profissional na área de Serviço Social e articula as suas linhas de pesquisa, por meio de projetos que as integram e garantem a realização de discussões em núcleos de estudos e eventos acadêmico-científicos, bem como, a construção de ações de extensão, assessoria e consultoria.

Para tanto, tem se articulado a órgãos da categoria, a instituições prestadores de serviços sociais, a outras instituições de ensino superior no Brasil e na América Latina, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com e sem financiamento, além de recorrer a bolsas de iniciação científica.

Linhas de Pesquisa

Política Social, Política de Saúde Mental e a atenção aos usuários de álcool e outras drogas e aos sujeitos em sofrimento psíquico

Esta linha estabelece o intercâmbio de discussões e produções entre o Gripes e o Núcleo de estudo e pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – NEPSAD, sob a liderança da Profª Drª Juliana Lobo e, objetiva estudar a construção, enfrentamentos e o debate atual da política de saúde mental, álcool e outras drogas na sua relação com a construção da rede de atenção psicossocial na atenção ao usuário de drogas e / ou sujeito em sofrimento psíquico.

Serviço Social, formação e trabalho profissional

Ao compreender que as análises do trabalho profissional devem estar necessariamente articuladas as da formação profissional, esta linha objetiva estudar a formação, o trabalho e o mercado de trabalho dos assistentes sociais tendo por fundamento o projeto ético-político profissional em um contexto de mundialização e financeirização do capital, reestruturação produtiva e de atualização do ideário e das estratégias neoliberais.

Serviço Social e trabalho profissional na política de saúde

Estudar o trabalho profissional de assistentes sociais na política de saúde, desvendando suas contradições e seus determinantes.

Equipe de Pesquisa

A equipe de pesquisa é constituída por docentes, discentes de pós-graduação, graduação e assistentes sociais atuantes nas políticas sociais, conforme detalhamento a seguir.

Carlos Antonio de Souza Moraes

Líder / Currículo Lattes

Doutor em Serviço Social pela PUC/SP, Professor do Departamento de Serviço Social de Campos e do Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social. Têm atuado no ensino, pesquisa e extensão com as seguintes temáticas: Serviço Social, formação, trabalho e mercado de trabalho profissional; Serviço Social e trabalho profissional na política de saúde.

Alessandra Genú Pacheco

Pesquisadora / Currículo Lattes

Docente no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes/RJ. Atuou como assistente social na Fundação Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de 2005 a 2018, onde foi preceptora e tutora da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular. Graduação e Mestrado realizados na UFPA, e Doutorado na PUC/SP, aprofundando o debate sobre a Esfera Pública. Já foi docente na UFPA, UNIOESTE/PR, UNIS/MG e FMU/SP (lato sensu).

Carla Mangueira Gonçalves Machado

Pesquisadora / Currículo Lattes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS UFF) e Bacharel em Serviço Social pela mesma IES, com período sanduíche realizado na Universidade de Coimbra. É pesquisadora do GRIPES/CNPq, cujos estudos, iniciados em 2017, estão contidos na linha de pesquisa Serviço Social, formação e trabalho profissional.

Fernanda de Oliveira Monteiro

Pesquisadora / Currículo Lattes

Mestre em Política Social na Universidade Federal Fluminense de Niterói (2011). Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ (2012). Graduada em Serviço Social pela UFF Campos dos Goytacazes (2008). Atua como assistente social no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) em São João da Barra, e no Caps Ad Porto em Macaé.

Helton da Silva Souza

Pesquisador / Currículo Lattes

Mestrando pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social (UFF). Bacharel em Serviço Social pelo Departamento de Serviço Social de Campos/ Universidade Federal Fluminense. Atua na área da Pessoa Idosa na Associação de Apoio Terapêutico Reviver – Mimoso do Sul/ES e na área da pessoa com deficiência na APAE em Muqui-ES.

Josemara Henrique da Silva Pessanha

Pesquisadora / Currículo Lattes

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Especialista em PROEJA – Trabalho e Educação e o Mundo da Educação Profissional pelo IFFluminense campus Campos Centro. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Assistente Social do IFFluminense. Cursando Licenciatura em Educação Física no IFFluminense. Área de atuação e principais temas de interesse: Educação, Assistência Estudantil, Equipe multidisciplinar, Saúde, Inclusão, Diversidade. Linha de pesquisa no GRIPES: Serviço Social, trabalho e política social.

Juliana D. Lobo Prudencio

Pesquisadora / Currículo Lattes

Assistente social e doutora em Política Social pela UFF, líder do NEPSAD e pesquisadora no GRIPES; com interesse pelos temas: Serviço Social, trabalho profissional, política social, política de saúde, política de saúde mental, álcool e outras drogas e encarceramento por tráfico de drogas.

Nilene dos Santos Souza

Pesquisadora / Currículo Lattes

Bacharel em Serviço Social pelo Departamento de Serviço Social de Campos (UFF), Mestranda em Política Social pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social (UFF).

Thaynara Moreira Botelho

Pesquisadora / Currículo Lattes

Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde, na linha “Serviço, Social, formação e trabalho profissional”. Tem experiência nas áreas de Fundamentos do Serviço Social, Capitalismo, Movimentos Sociais e Saúde.

Valentina Sofía Suárez Baldo

Pesquisadora / Currículo Lattes

Assistente social, mestre e doutora em Política Social. Atualmente, realiza pós-doutorado em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Estuda políticas de seguridade social do Brasil e da Argentina, especialmente transferências condicionadas de renda e os sistemas de saúde de ambos países. Vinculada à linha de pesquisa Serviço Social, trabalho e política social.

Douglas Martins Amaral

Estudante / Currículo Lattes

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense/ Departamento de Serviço Social de Campos, bolsista de Iniciação científica (CNPq – 2019 – 2020) no projeto “O mercado de trabalho do Serviço Social no Brasil e na Argentina” com premiação em 2º Lugar no XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). Área: Ciências Sociais Aplicadas, UFF, IFF e UENF.

Késsia Ramos Ferreira

Estudante / Currículo Lattes

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos, integrante do projeto de pesquisa “O mercado de trabalho do Serviço Social no Brasil e na Argentina”. Linha de Pesquisa: Serviço Social, formação e trabalho profissional.

Laísa Cunha da Silva

Estudante / Currículo Lattes

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos, bolsista PIBIC no projeto de pesquisa “O mercado de trabalho do Serviço Social no Brasil e na Argentina”.

Luam França de Azevedo

Estudante / Currículo Lattes

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense/Departamento de Serviço Social de Campos. Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ – edital 2.2019) no Projeto de Pesquisa “O Mercado de Trabalho do Serviço Social no Brasil e na Argentina”. Linha de pesquisa: Serviço Social, formação e trabalho profissional

Ana Paula Pessanha Cordeiro

Técnica / Currículo Lattes

Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, RJ, especialista em saúde pública com ênfase em estratégia saúde da família. Integrante do Gripes desde 2006, com participação em projetos de pesquisa e extensão.

Eliana Ferez

Técnica

Especialista em Serviço Social Contemporâneo, Assistência e Trabalho (UFF). Conselheira do Cress/ Seccional Norte Fluminense, gestões 2015 a 2017 e 2017 a 2020. Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Campos e Macaé (2020 – 2022) e do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescentes (2020 – 2021), assistente social da Fundação Municipal de Saúde/ Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e da Prefeitura Municipal de Macaé/Rj.

Maria da Penha Lyrio Barreto Moura

Técnica

Especialista em Serviço Social contemporâneo (UFF); Assistente social atuante em diversas políticas no município de Campos  Goytacazes e na docência pela Universidade Federal Fluminense 1995/96 e 2005/2006. Experiência de  gestão de equipe multiprofissional em  organizações não governamentais na área da infância e juventude, atuando em assessoria no Conselho de direitos da criança e adolescente e também como conselheira de direitos (2005 a 2012). Atua há 18 anos na Fundação Municipal de Saúde  – Hospital Ferreira Machado na Coordenação de equipe de Serviço Social de 2013 a 2019 e, atualmente em  Unidade Pré -Hospitalar e pediatria do Hospital Ferreira Machado.

Skip to content